turma 8 ano D

turma 8 ano D

AUDIÇÃO

                                                             Audição

A audição  é o sentido que nos permite perceber os sons que ocorrem ao nosso redor.Os sons são formados por ondas sonoras que se propagam pelo ar.
Os órgãos do nosso corpo responsáveis pela percepção das ondas sonoras são as orelhas. Elas são capazes de transformar as vibrações produzidas pelas ondas sonoras em impulsos nervosos.
As orelhas do ser humano são divididas em três partes principais: orelha externa, orelha média e orelha interna.


   Veja a seguir uma imagem que apresenta uma orelha humana.
                                           

                  

                    Orelha Externa

É formado pelo pavilhão da orelha e pelo canal auditivo (meato acústico esterno) .
Sua principal função é coletar as ondas sonoras do ambiente. O canal auditivo contém pelos e glândulas que secretam o cerume (cera de ouvido). Os pelos e o cerume auxiliam na proteção da orelha com a entrada do corpo estranho.  Entre a orelha externas e a orelha média existe uma membrana que vibra com as ondas sonoras. Ela se chama tímpano.

                 Orelha Média

É uma pequena cavidade localizada entre o tímpano e a orelha interna. Ela possui 3 pequenos ossos que se articulam entre si : Martelo , a Bigorna e o Estribo .
O estribo ajuda-se a uma pequena abertura entre as orelhas media e interna denominada janela oval.
Na orelha média também existe um canal que a conecta com a parte superior da faringe, esse canal é chamado Tuba Auditiva, e tem a função de manter iguais os preções dos dois lados do tímpano.


                                          Orelha Interna
É também conhecida como labirinto.
Ela é formada pelos Canais Semicirculares, pelos Vestíbulos e pela Cóclea. É na orelha interna que ocorre a geração de impulsos nervosos a partir das vibrações das ondas sonoras. Além disso, a orelha interna contém estrutura que participam do equilíbrio do corpo.
Como já estudamos o som formado por ondas sonoras que propagam no ar.
As ondas sonoras que atingem o pavilhão da orelha seguem para o canal auditivo (meato acústico externo).
Canal auditivo encaminha essas ondas sonoras até o tímpano.
Ao atinge o tímpano, as ondas sonoras fazem-no vibrar.
O tímpano é conectado ao ossículo chamado martelo. Ao vibrar o tímpano faz o martelo também vibrar.
O martelo, a bigorna e o estribo articulam-se entre si,transferindo a vibração produzida pelo tímpano até a janela aval.
A vibração da janela oval faz vibrar um líquido existente no interior da cóclea. A movimentação desse líquido estimula os receptores sem sensitivos lá presentes.
Esses receptores, ao serem estimulados, geram impulsos nervosos que são enviados até o encéfalo, onde são processados e interpretados.

               Equilíbrio do corpo
As orelhas, além de serem os órgãos do sentido da audição, desempenham o importante papel a manutenção do equilíbrio e da postura do corpo.
As estruturas participam da manutenção desse equilíbrio encontram-se na orelha interna. Entre elas, podemos atar os canais semicirculares e os vestíbulos nessas  estruturas , existem diversas células sensíveis aos movimentos, que representam vários cílios em sua membrana, conhecida como células pilosas.